segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Norbert Elias


"O sentido das palavras e o da vida de uma pessoa têm em comum o fato de que o sentido associado a elas por esta pessoa não pode ser separado do associado a elas por outras. A tentativa de descobrir na vida alguém um sentido independente do que essa vida significa para as outras pessoas é inútil. Na práxis da vida social a conexão entre os sentimentos de uma pessoa e a consciência de que eles são significativos para outros seres humanos, e de que os outros são significativos para esta vida, é fácil de descobrir. Nesse plano, normalmente compreendemos sem dificuldade que expressões como 'significativo' e 'insignificante', referidas a uma vida humana, estão intimamente ligadas ao que significa para os outros o que essa pessoa é ou faz. Mas, nas reflexões que a pessoa faz sobre si mesma, essa compreensão desaparece com facilidade. Aí o sentimento amplamente difundido nas sociedades mais desenvolvidas com seus membros altamente individualizados - de que cada um existe apenas para si mesmo, independente de outros seres humanos e de todo o mundo 'externo' - em geral acaba prevalecendo, e com ele a idéia de que uma pessoa deve ter um sentido exclusivamente seu. O modo tradicional de filosofar que vem junto com esse modo de pensar, muitas vezes obstrui a inclusão daquilo que é imediatamente evidente na prática - a participação da pessoa num mundo de outras pessoas e 'objetos' em reflexões de nível mais alto.

Todo ser humano vive de plantas e animais 'externos', respira ar 'externo' e tem olhos para luzes e cores 'externas'. Nasce de pais 'externos' e ama ou odeia, faz amigos ou inimigos de pessoas 'externas'. No nível da práxis social as pessoas sabem disso. Numa reflexão mais distanciada essa experiência é muitas vezes recalcada. Membros de sociedades complexas então têm frequentemente a experiência de si mesmos como seres cujo 'self íntimo' é totalmente separado do 'mundo externo'. Uma poderosa tradição filosófica parece ter legitimado essa dicotomia ilusória. Discussões sobre o sentido foram profundamente afetadas por isso. O 'sentido' é em geral tratado como mensageiro do 'mundo íntimo' de um indivíduo enclausurado.

O resultado, a distorcida auto-imagem de uma pessoa como ser totalmente autônomo, pode refletir sentimentos muito reais de solidão e isolamento emocional. Tendências desse tipo são bastante características da estrutura de personalidade específica das pessoas de nossa época em sociedades altamente desenvolvidas e do tipo particular de individualização que nelas prevalece. O permanente autocontrole, nesse caso está muitas vezes tão firmemente embutido nas pessoas que crescem nessas sociedades que é experimentado como uma muralha realmente existente, que bloqueia o afeto e outros impulsos espontâneos na direção de outras pessoas e coisas, afastando-as como consequência."

ELIAS, Norbert - A Solidão dos Moribundos, seguido de "Envelhecer e Morrer". Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 pp. 65-67

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Medieval and Renaissance Minstrels, Songs & Dances by The Musica Antiqua



Medieval and Renaissance: Minstrels, Songs & Dances foi o primeiro cd de música medieval e renascentista que adquiri. Trata-se de um trabalho do grupo norte-americano Musica Antiqua. Coletânea lançada no Brasil pela Distribuidora Eldorado. O original foi lançado em 19 de agosto de 1996 pela Columbia / Legacy. O encarte se limita a um breve texto informativo em inglês. É uma edição modesta, se comparada a de selos especializados europeus e alguns raros trabalhos nacionais, como o Annua Gaudia - A música do caminho de Santiago do grupo de música medieval Longa Florata. No entanto, o seu conteúdo é que vale, dada a raridade de edições brasileiras. As músicas abrangem o período entre os séculos XIII e XVII, formando uma pequena história da música medieval até os primeiros anos do barroco. Está dividido em nove faixas temáticas, sendo que cada item é uma seleção de três a cinco músicas:
1. Renaissance Song & Dance
2. Dance Suite - Eramus Widmann – Collection of 1613
3. Three English Songs for Voice & Instruments
4. Instrumental Music of the Early Baroque
5. Festive Sounds
6. Trouvere Tunes
7. The Cabinet Organ
8. Lauda and Motet
9. Medieval Dances

Com esta postagem passo a disponibilizar minha modesta coleção de música antiga para download. Resultado de minhas peregrinações por sebos aqui em São Paulo. São cds, em sua maioria, difíceis de encontrar, sendo alguns caríssimos. Gravei meus originais, compactei os arquivos e enviei para o 4shared ou para o Easy Share. Abaixo o link do The Musica Antiqua. Espero que apreciem.

PS 25/03/2012: novo link  Download 4shared