segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lautenmusik der Renaissance/Lute Music From the Renaissance - Ricardo Correa & Hans Michael Koch




Um cd original da minha coleção de Música Antiga que disponibilizo para download via Megaupload. Trata-se do "Lautenmusik der Renaissance/Lute Music From the Renaissance", produzido na Alemanha em 1994 pela Christophorus . São peças renascentistas para aláude de compositores dos séculos XV e XVI como Hans Judenkunig, Mattheus Waissel, Vincenzo Capirola, Francesco da Milano entre outros, executadas em alaúde e gravadas entre 1984 e 1986 por Ricardo Correa e Hans Michael Koch. São 28 faixas que totalizam 60:56 minutos. Espero que gostem, pois é um material difícil de encontrar.


Ezra Pound e a educação.



Eis alguns pensamentos do poeta, crítico literário e músico norte-americano Ezra Pound (1885-1972) sobre  assuntos de educação que, sem dúvida alguma poderiam figurar no post de 22/08/2009. No entanto, naquela época eu não conhecia estes parágrafos e a antologia estava focada em intelectuais da área que pensavam na contra-corrente. São de uma clareza e lucidez impressionantes. Falam por si mesmos.No entanto, hoje soariam como diatibres, tanto à esquerda quanto à direita . Em especial, parte dos pedagogos, psicólogos e administradores escolares, cheios de não-me-toques e narizes empinado, que quase sempre dizem amém a qualquer projeto absurdo e irrealizável que se pretende implementar no campo educativo, vão detestar estas palavras. Muito cortantes para almas "sensíveis" que acreditam que a educação é "a" salvação do mundo. Intenção boníssima, mas que só acaba por inflacionar o cenário,tornando-o tão sobrecarregado que acaba não dando em quase nada. É necessário estabelecer ideais e percursos educativos precisos e transparentes. Escreverei sobre isto depois.  Estes parágrafos são mais pertinentes do que centenas de horas de leitura e presença em certos "cursos de capacitação" (há quem goste de chamar "reciclagem", cujo sentido é bem conhecido...).



"O homem que realmente sabe pode dizer tudo o que é transmissível nalgumas poucas palavras. O problema econômico do professor (de violino, de línguas ou de qualquer outra coisa) é como esticar o tema de modo a ser pago por mais lições.(...)"
"2. Os professores não falham nunca por ignorância. Isto é sabido por experiência profissional. Os professores falham quando não conseguem 'manobrar a classe'. A verdadeira educação deve limitar-se, exclusivamente, aos homens que INSISTEM em conhecer, o resto é pastoreio de ovelhas."
'O professor inexperiente, temendo sua própria ignorância, tem medo de admiti-la. Talvez essa coragem somente venha quando a gente sabe até que ponto a ignorãncia é quase universal. Tentativas de camuflagem são simplesmente, a longo prazo, uma perda de tempo."
"Se falta vivacidade ao professor, ele pode ficar aterrorizado com alunos cujas mentes se movem mais rapidamente do que a sua, mas seria mais inteligente usar o aluno esperto para trabalhos de exploração, aproveitar o olho mais rápido ou o ouvido mais aguçado em postos de sentinela ou de escuta."

Ezra Pound, ABC da Literatura. tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultirx, 19??
pp. 79-80

sábado, 23 de outubro de 2010

Agathodaimon - Contemplation Song



Faixa instrumental muito boa de Blacken the Angel (1998), primeiro cd do Agathodaimon, banda alemã de Black Metal Sinfônico.





Ava Inferi - Vultos - uma experiência de transcrição...



Ava Inferi é uma banda portuguesa de Doom/Gothic Metal formada pela vocalista Carmen Susana Simões e pelo guitarrista norueguês Rune "Blasphemer" Eriksen (ex-Mayhem), seus mentores principais. Segundo a gravadora Season of Mist "a ideia fundamental por trás dessa união é a liberação e encaminhamento de toda a frustração e miséria que a vida às vezes traz, mas também para dar à luz um portal gratuito e independente para o interminável poço de expressão e criatividade." Portanto, são canções estruturadas na reflexão da essência da dor e do medo; na contemplação da natureza rústica, pouco tocada pelo homem e das ruínas do passado humano.Toda esta criatividade é expressada através de alguns hibridismos entre o Fado, o Jazz, o Blues, o Folk  e o Dark Ambiente. Todavia, estes elementos estão sob as rédeas da austeridade do Doom Metal. Síntese perfeita da melancolia lusitana e da aspereza nórdica.
Carmen Simões possui uma voz ressoante, intensa, quando necessária, suave ou forte... que é bem amparada pelo instrumental coeso, em especial, o magnífico trabalho de guitarra, que tenta em alguns momentos captar a sonoridade do fado, sem perder suas características roqueiras.
Completam o grupo Jaime S. Ferreira (baixo) e João Samora (bateria).



São trabalhos feitos com paixão e entusiasmo, que logo receberam acolhida favorável da crítica e fãs do gênero. Até o momento sua discografia é a seguinte:

Burdens (2006)
The Silhouette (2007)
Blood of Bacchus (2009)


Feita esta introdução, passo ao assunto principal, que é a faixa 6 de Burdens, Vultos. Foi a canção que me chamou mais a atenção neste álbum, em especial por ser cantada em português, pelas variações no ritmo e elementos de blues.

Curiosamente, flanando por vários sites e blogs especializados, não encontrei nenhuma transcrição da letra de Vultos. Embora as demais sejam facilmente encontráveis. Será que o grupo quer fazer uma aura de mistério sobre a canção? Ou o pessoal interessado está com dificuldade para transcrevê-la? Ao constatar isto, fiquei com vontade de publicar esta letra. Como não tenho acesso ao cd original, fiz de ouvido mesmo. Estou em dúvida com relação a quatro ou cinco palavras. Passagens dificílimas.  Há, portanto, um pouco de minha subjetividade. Trata-se, desse modo de uma interpretação relativamente livre.Uma recriação. Não tenho receio de expor minhas dúvidas.

 Estou aberto à críticas e sugestões que venham a melhorar esta transcrição.



Vultos

Bem vindo ao lago,
Onde o tempo parou,
E a noite desceu.(?)
Os vultos dançam,
Lá no eterno azul.Existência. [ou Insistência? , ou ainda: Inexistência?]


Sorrindo para ti,
Estendem-lhe as mãos
Para tua [    ] (?)
Entraste no intempo eterno,(?)
E aqui viverás eternamente.


Observações: estava, e ainda estou indeciso entre "desceu" e "venceu". Existência remete ao destino, ao fato de existirmos. Por outro lado, Insistência remete a teimosia, obstinação em continuar, apesar de tudo... Inexistência também não está descartada... Enfim, pode não ser nenhuma das três rsssss ... Para tua loucura ? Uma das passagens mais difíceis, talvez eu esteja viajando na maionese. Intempo eterno parece estranho, mas está relacionado a uma temporalidade imóvel, interminável, habitada pelos fantasmas do lago e pela pessoa que por eles foi atraída ou,  aceitou de livre vontade este destino. Todavia não descarto a possibilidade de ser uma expressão em latim,  italiano ou francês, dado a voz sussurrante de Carmen Simões nesta passagem obscura.

Para quem deseja ouví-la: