segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ezra Pound e a educação.



Eis alguns pensamentos do poeta, crítico literário e músico norte-americano Ezra Pound (1885-1972) sobre  assuntos de educação que, sem dúvida alguma poderiam figurar no post de 22/08/2009. No entanto, naquela época eu não conhecia estes parágrafos e a antologia estava focada em intelectuais da área que pensavam na contra-corrente. São de uma clareza e lucidez impressionantes. Falam por si mesmos.No entanto, hoje soariam como diatibres, tanto à esquerda quanto à direita . Em especial, parte dos pedagogos, psicólogos e administradores escolares, cheios de não-me-toques e narizes empinado, que quase sempre dizem amém a qualquer projeto absurdo e irrealizável que se pretende implementar no campo educativo, vão detestar estas palavras. Muito cortantes para almas "sensíveis" que acreditam que a educação é "a" salvação do mundo. Intenção boníssima, mas que só acaba por inflacionar o cenário,tornando-o tão sobrecarregado que acaba não dando em quase nada. É necessário estabelecer ideais e percursos educativos precisos e transparentes. Escreverei sobre isto depois.  Estes parágrafos são mais pertinentes do que centenas de horas de leitura e presença em certos "cursos de capacitação" (há quem goste de chamar "reciclagem", cujo sentido é bem conhecido...).



"O homem que realmente sabe pode dizer tudo o que é transmissível nalgumas poucas palavras. O problema econômico do professor (de violino, de línguas ou de qualquer outra coisa) é como esticar o tema de modo a ser pago por mais lições.(...)"
"2. Os professores não falham nunca por ignorância. Isto é sabido por experiência profissional. Os professores falham quando não conseguem 'manobrar a classe'. A verdadeira educação deve limitar-se, exclusivamente, aos homens que INSISTEM em conhecer, o resto é pastoreio de ovelhas."
'O professor inexperiente, temendo sua própria ignorância, tem medo de admiti-la. Talvez essa coragem somente venha quando a gente sabe até que ponto a ignorãncia é quase universal. Tentativas de camuflagem são simplesmente, a longo prazo, uma perda de tempo."
"Se falta vivacidade ao professor, ele pode ficar aterrorizado com alunos cujas mentes se movem mais rapidamente do que a sua, mas seria mais inteligente usar o aluno esperto para trabalhos de exploração, aproveitar o olho mais rápido ou o ouvido mais aguçado em postos de sentinela ou de escuta."

Ezra Pound, ABC da Literatura. tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultirx, 19??
pp. 79-80

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