sábado, 31 de dezembro de 2011

Daniel Piza (1970-2011)


Pegou-me de surpresa o falecimento do escritor e jornalista Daniel Piza, ontem à noite, vitimado por um AVC. Acompanhava seus artigos dominicais e blog no jornal Estado de São Paulo. O excesso de palavras só atrapalha. Assim como minhas divergências em certos aspectos são secundárias nesse momento. Serei breve. Fica um grande exemplo de independência e liberdade de espírito, num tempo onde o senso crítico desvanece em meio à proliferação de lugares-comuns, superficialidades e sectarismos que amesquinham o debate de ideias. Uma escrita elegante, precisa e espirituosa, sem nenhuma palavra desperdiçada. Um digno representante da tradição iluminista e do racionalismo crítico à maneira de Karl Popper. Soube, corajosamente dar justo valor à cultura erudita acumulada por séculos e séculos  e também as ciências, igualmente importantes na formação do sujeito culto e livre,sem manifestar, no entanto,  desprezo olímpico pela cultura pop (ou de massas, para quem preferir), reconhecendo o que pode existir de significativo em suas manifestações. Há certo parentesco intelectual do colunista do Estadão com José Guilherme Merquior (1941-1991), outro autor de trajetória precocemente interrompida,cuja vasta obra merece ser avaliada sem sectarismo ideológico.
Nossa cena cultural perdeu alguém que contribuiu para um mundo menos vulgar, ressentido e ignorante.

Meus sentimentos à seus familiares, amigos e leitores.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o seu blog! Já estou te seguindo!

Conheça tb os meus blogs:

"Sobre Todas as Coisas", um "Tratado sobre a Experiência Humana em Realismo Fantástico" http://inadvertidamente.blogspot.com/

"Tessituras de Penélope" - de artesanato, moda e decoração http://tessiturasdepenelope.blogspot.com/

"Inventário de Flores Urbanas - fotos de flores http://inventariodefloresurbanas.blogspot.com/

E curta meu trabalho no Facebook: http://www.facebook.com/tessituras.de.penelope

MARCELO disse...

Olá Fernanda. Bom ano de 2012. Seu "Sobre Todas as Coisas" está elencado em meus links interessantes. Vou conferir seus outros blogs. Obrigado pela visita!