segunda-feira, 12 de março de 2012

Jean Giroud 'Moebius' - 1938-2012




Apresento uma modesta galeria da produção de Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, desenhista e roteirista francês que perdemos há pouco, no dia 10 de março de 2012. É um convite para os leitores conhecerem sua vasta produção.

O legado de Moebius como desenhista, escritor e artefinalista é extenso e também transcende o universo das histórias em quadrinhos, englobando o cinema, onde colaborou no design e concepção visual de diversos filmes (entre eles Alien, Tron, "The Abyss" ("O segredo do abismo" e "The Fifth Element " "O Quinto Elemento", onde esteticamente é o que mais se aproxima de seu universo criativo, embora longe de ser um filme brilhante).

Formado na escola européia, Moebius também dialogou brevemente com a tradição norte-americana e japonesa. Bastante significativo é o seu Surfista Prateado, belíssima graphic novel roteirizada por outro gigante, Stan Lee.

O poder imagético de seu estilo é imenso. Viajamos pelo velho oeste americano e por mundos futuristas e imaginários. As aventuras do tenente Blueberry remtem ao melhor do western norte-americano e italiano (um toque de John Ford, Sergio Leone e Clint Eastwood). Sua ficção científica e fantasia estão repletas de referências futuristas, art nouveau, surrealismo expressionismo e diversas outras escolas reelaboradas com maestria, além de elementos orgânicos próximos a arte de HR Giger. Humor mordaz, com crítica social e um erotismo elegante calcado na celebração do corpo humano sempre estão presentes em seus roteiros.

Há um bom artigo no site Universo HQ abordando a trajetória de Jean Giraud. Creio que a melhor forma de homenageá-lo é conhecer ou redescobrir suas obras.


























Nenhum comentário: