Prey é o oitavo álbum de estúdio da banda sueca Tiamat e um dos meus preferidos, ao lado de Astral Sleep e Wildhoney.
Lançado em 2003, constitui um dos pontos altos do grupo, que inicialmente chamava-se Treblinka e adotou o nome Tiamat perto do lançamento de seu primeiro disco, Sumerian Cry (1990), trabalho que segue os padrões musicais do estilo. Em 1991, com o segundo álbum, Astral Sleep, o Death/Black Metal do Tiamat passou a agregar elementos acústicos e melodiosos (através de violão e teclados) à aspereza característica do estilo. Em Clouds (1992), o Doom emerge com destaque, somando-se a formatação anterior, com um uso maior dos vocais limpos. Com Wildhoney (1994), Edlund realiza novas experimentações sonoras e vocais. Seus guturais atingem a perfeição em faixas lentas e cadenciadas como "Whatever That Hurts", "The Ar" e "Visionaire" enquanto a voz limpa, por exemplo em "Do You Dream of Me?", prenuncia o novo direcionamento que a banda seguiria nos anos seguintes. E ainda possui "Gaia" com sua rispidez vocal e arranjos pinkfloydianos que a tornaram um dos clássicos do grupo. Deeper Kind of Slumber, de 1997, divide opiniões, sendo recebido de maneiras díspares por críticos e ouvintes. Ainda não assimilei o álbum por completo, não tendo ainda uma opinião muito sólida a respeito dele.De qualquer forma está distante de ser um trabalho medíocre. Em 1999 aparece o excelente Skeleton Skeletron que, para quem não gosta do disco anterior, "redime" a banda. Agora, os elementos góticos tornam-se mais presentes, com ecos de Sisters of Mercy (notadamente na faixa "Brighter than the Sun", que possui um videoclip magnífico). Judas Christ (2002)mantém o nível alcançado sem grandes inovações. Em 2008, 4 anos após Prey, surge Amanethes, onde Edlund retorna alguns aspectos mais agressivos do passado e ao mesmo tempo consolida a configuração gótica, doom, ambiente, hard e progressiva dos seu metal dos últimos álbuns. Resumo aqui, a trajetória da banda, que a semelhança dos britânicos do Paradise Lost,sempre procurou agregar outras influências musicais (dos vários gêneros do metal, do gótico, progressivos e até mesmo pop),sem parecer algo forçado ou superficial, evitando assim, de estagnar-se num esquema estético repetitivo. Todavia, considero o Paradise Lost é o mais arrojado que o Tiamat, sempre experimentando algo diferente em cada álbum, enquanto o grupo liderado por Johan Edlund tende a estabilizar num estilo que construiu nos quatro últimos álbuns. De qualquer maneira são bandas com trabalhos irrepreensíveis e altamente recomendados para quem gosta de música pesada e rock'n roll em geral.
Voltando ao Prey, temos aqui uma sonoridade menos pesada que o Skeleton Skeletron. Contudo a temática soturna do Tiamat, canções em torno dos amores tensos e impossíveis, aspectos insanos da contemporaneidade e, em especial, a peculiar apropriação e releitura que Edlund faz de mitologias e tradições místicas (egípcias, asiáticas, gnósticas, místicos contemporâneos), das irreverentes críticas ao cristianismo, permanece sob um toque triste e musicalmente difícil de classificar, mas numa intensidade emocional que não deixa ninguém indiferente à excelência deste álbum. Coloco aqui as minhas preferidas, num cd que não possui pontos baixos.
Cain
I gave you my love
Though crystallized
I sent you a rose with nevermore
So many years
So many hours
And only thistles on my shore
For all that it's worth
The blood on my hands
Is the blood of divinities
And all that is lost
Sound or unsound
Only bonds between you and me
If I go will you follow
Me through the cracks and hollows
And I would be your Cain
If you would be here now
The Mother-of-Pearl
Handcrafted by God
You're the tower they built to reach the sky
A White Falcon beauty
My mark on your skin
Follow me down the stairs when we die
Your soul is in heaven
Your body in hell
It doesn't matter much to me
In the night of the unborn
Sound or obscene
Only bonds between you and me
If I go will you follow
Me through the cracks and hollows
And I would be your Cain
If you would be here now
Blessed be our Lady Nuit
Guide us to Ra-Hoor-Khuit
In your night we find shelter
Before the Helter Skelter
Carry Your Cross and I'll Carry Mine
Blame my cloven hooves - If I sink what does it prove
I'll always be your prey
Blame my crooked cross - Say I'm your bitter loss
The winds of hell are blowing your way
"Carry your cross and I'll carry mine
Dig your own hole and you'll be fine
Build your own tower until heavens devour
Your very last hour"
Blame it on Hell's fire - And on my desires
The skies are crying blood
Give me all your lies - And blame the lord of flies
The face of evil is the face of God
We're shards of broken glass but we're coming to get you
The earth is shaking, the underworld's born anew
It's a cosmic fusion, a disillusion man
Gather your stuff and get going as fast as you can
It's all that I dream of when I pray to the devils themselves
The dust of Babylon fallen is on somebody else
And in the aeon of hope - A new sun will rise for you
And in the still of the night - The moonchild will watch you too
We're falling to pieces and that's why we're hunting you down
While you're falling from heaven we rise from the underground
No more turning the other cheek, no lies in wait
Waiting is over, the black knights have opened the gates
Nihil
The losers are the winners
The saints are the sinners
The angels in heaven
Keep falling, keep falling
God is no forgiver
He demands and you deliver
The demons in hell
Keep calling, keep calling
through the night shall all wash away
All the horrors of the day
And a little angel on my side
Tries to make it all worthwhile
And with a little beauty in my bed
I still wish that I was dead
And the little angel on my side
Takes me on a devil ride
No rose without a thorn
Dead before you're born
A world full of nothing
So keep praying, keep praying
That what lies ahead of us
In the eye of Horus
A new sacred aeon
We'll be obeying, obeying
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